Goodyear testa pneus inteligentes em frotas de comerciais

Texto: David Espanca
Data: 6 Janeiro, 2020

A Goodyear tem em curso um novo programa piloto para o fornecimento de pneus inteligentes, equipados com sensores integrados, a diversas frotas conectadas à plataforma de serviços partilhados do grupo de transporte e logística Redspher, denominada Rubiwin.

O grupo, que opera em 19 países europeus, pretende assim dotar as suas frotas com soluções de mobilidade. Os testes piloto iniciais consistem em equipar as carrinhas de entrega e serviço com pneus inteligentes, de forma a obter dados relevantes sobre a utilização dos veículos ao longo de muitos quilómetros.

“Dado que algumas destas carrinhas percorrerem cerca de 700 km por dia, este exercício garante informação em condições exigentes, em que a elevada quilometragem e as entregas em tempo crítico são essenciais”, referiu Erin Spring, diretora de novos projetos da Goodyear.

As frotas beneficiarão da monitorização e registo permanente da taxa de desgaste e da pressão dos pneus, combinados com outros dados do veículo. A informação está conectada aos algoritmos patenteados da Goodyear para maximizar as operações das frotas, e permitirá prever quando os pneus necessitarão de uma reparação ou de ser substituídos.

Para Philippe Higelin, diretor executivo da Redspher, “a capacidade de utilizar a informação dos pneus para melhorar a segurança e a performance é uma vitória para todos, especialmente no negócio de entrega sob encomenda, onde o tempo tende a ser crítico”.

Partilhar