Leasing continua a crescer na Europa

Texto: David Espanca
Data: 21 Novembro, 2019

A atividade de “leasing” na Europa atingiu, no primeiro semestre deste ano, os 183 mil milhões de euros, um crescimento de 3,42 por cento face a idêntico período de 2018. Os dados foram agora divulgados pela Leaseurope, a Federação Europeia das Associações de Empresas de Leasing e Renting.

Portugal contribuiu para aquele valor com 1,8 mil milhões de euros, o que representa um decréscimo de 2,68 por cento quando comparado com o primeiro semestre do ano anterior. A situação fica a dever-se sobretudo à descida do “leasing” de equipamentos e veículos. Já o “leasing” imobiliário, registou no nosso País um aumento de 2,38 por cento, acompanhando a subida registada na Europa.

O estudo agora revelado inclui os dados dos 31 membros da Leaseurope, provenientes de 26 países diferentes, entre os quais se encontra a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), que representa quase 100 por cento do mercado nacional.

O setor do “leasing” demonstrou um crescimento nas principais categoriais em quase toda a Europa. Destaque para o “leasing” imobiliário que registou um importante aumento de 21,4 por cento, enquanto o segmento das viaturas registou uma subida de 4,28 por cento e o dos equipamentos aumentou 3,05 por cento em relação ao primeiro semestre de 2018.

Estes dados indicam que o “leasing” e o ”renting” continuam a manter uma evolução positiva e a crescer na Europa, que aliás se verifica já há cinco anos. Segundo Alexandre Santos, presidente da ALF, “perspetiva-se um crescimento consolidado até ao final do ano, embora aquém do que se poderia verificar. O ‘leasing’ e o ‘renting’ sendo soluções já consolidadas no mercado continuam a ter espaço para crescer como instrumento de apoio à economia portuguesa”.

A ALF e as suas associadas, prossegue aquele responsável, “pretendem que em 2020 o ‘leasing’ e o ‘renting’ possam ainda ter mais relevo no financiamento, sendo instrumentos preferenciais no apoio ao crescimento económico”.

Partilhar